GNSS
O termo GNSS (Global Navigation Satellite Systems), em português Sistema de Navegação Global por Satélite é utilizado para representar todos os tipos de Sistema de Posicionamento Global por Satélite, são eles: o Navstar (GPS - Americano), o Glonass (Russo), o Galileu (Europeu) e o Beidou/Compass (Chinês). Os sistemas GNSS são baseados em rádio navegação por satélite e o objetivo dos mesmos é permitir que os usuários, independentemente de sua localização tenham coordenadas georreferenciadas, em velocidade instantânea, 24 horas por dia.
2.1 NAVSTAR – GPS
Foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, a partir da fusão de dois programas, O Timation desenvolvido pela marinha e o Sistema 621 B desenvolvido pela força aérea, com o objetivo de ser o principal sistema de navegação das forças armadas. O sistema GPS permite que o usuário tenha a sua disposição no mínimo quatro satélites visíveis, que possam ser rastreados simultaneamente pelo mesmo receptor, permitindo assim, a realização do posicionamento em tempo real. O GPS fornece dois tipos de serviços, o SPS (Serviço de Posicionamento Padrão) que é um serviço oferecido para todos os usuários do globo de forma gratuita e o PPS (Serviço de Posicionamento Preciso) que proporciona melhores níveis de exatidão, porém é restrito ao uso militar e usuários autorizados.
O GPS é dividido em três segmentos principais, o segmento espacial, constituído pelas constelações de satélites que transmitem os sinais usados no posicionamento GPS; o segmento de controle, que é responsável pela manutenção do sistema e consiste em uma estação principal, uma rede mundial de estações monitoradas, e de estações de controle terrestres; e o segmento de usuários, contendo todas as aplicações e tipos de receptores, que podem ser utilizados para navegação, topografia, geodésia, agricultura ou qualquer outra atividade.
2.2 GLONASS
O GLONASS