Behaviorismo
O BEHAVIORISMO: Liderado pro Watson, focalizava aspectos observáveis do comportamento.Pavlov desenvolveu a teoria do condicionamento clássico para aplicar a associação aprendida entre estímulos neutros e comportamentos reflexo. O condicionamento ocorre quando o estímulo condicionado passa a ser associado ao estímulo incondicionado. Para que ocorra aprendizagem, o estímulo condicionado precisa ser um preditor confiável do estímulo incondicionado, não simplesmente contíguo.
APRENDIZAGEM POR REFLEXO: B. F. Skiner desenvolve a teoria do condicionamento operante, que afirma que os comportamentos são controlados por reforço ou punição. O método de modificação de comportamento, amplamente utilizado, baseia-se nessa teoria.
CONDICIONAMENTO OPERANTE: Um processo de aprendizagem em que as conseqüências de uma ação determinar a probabilidade de ela ser realizada no futuro (Teoria desenvolvida pro Skinner).
EM QUE O CONDICIONAMENTO OPERANTE É DIFERENTE DO CONDICIONAMENTO CLÁSSICO: O Condicionamento Clássico envolve a associação aprendida entre estímulos neutros e reflexivos. O Condicionamento Operante é uma forma de aprendizagem em que os estímulos que se seguem a comportamentos determinam a probabilidade de os comportamentos serem repetidos.
TEORIA DA APRENDIZAGEM SOCIAL: Acreditando que o behaviorismo ignora o contexto social da aprendizagem, Alberto Bandura mostra que as pessoas aprendem comportamentos ao observar que os outros são recompensados ou punidos pro apresentar aqueles comportamentos.
APRENDIZAGEM: Uma mudança duradoura de comportamento resultante da experiência.
O CONDICIONAMENTO CLÁSSICO: Ocorre quando um objeto neutro passa a eliciar uma resposta reflexa quando é associado a um estímulo que já produz a resposta (método desenvolvido por Pavlov).
RESPOSTA INCONDICIONADO: É comportamentos não-aprendidos, automáticos, tal como qualquer reflexo simples.
ESTÍMULO CONDICIONADO (EC): Um estímulo que só elicia uma resposta depois de