Behaviorismo
Cíntia Rochele Alves de Oliveira 1
Lídia Carla Gusmão de Almeida2
INTRODUÇÃO
O americano John B. Watson, inaugurou o termo behaviorismo que vem do termo inglês behavior e significa comportamento, segundo o texto para denominar essa tendência teórica, usa-se Behaviorismo, e também, Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento, Análise do Comportamento.
Os behavioristas veem o comportamento como objeto da Psicologia, os psicólogos da época buscavam um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser produzidos em diferentes condições e sujeitos.
No behaviorismo o homem é estudado a partir de sua interação com o ambiente, sendo ele produto e produtor dessas interações, ou seja, o homem é estudado a partir de sua interação com o ambiente em que ele está inserido, sendo as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).
O mais importante teórico dessa tendência é B.F Skinner (1904-1990). A base da corrente skinneriana está na formulação do comportamento operante.
O presente trabalho tem o intuito de um breve resumo sobre a teoria e aplicação Behaviorismo.
DESENVOLVIMENTO
O comportamento operante age sobre o ambiente. Ele tem um efeito direto sobre o ambiente. Uma determinada consequência do operante que resulte no aumento da frequência das respostas posteriores pode ser chamada de reforçamento.
Segundo Bock, et al (2001), o comportamento operante, que favorece a aprendizagem do comportamento é a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante, ou seja, a aprendizagem está na relação entre uma ação e seu efeito.
Um exemplo da caixa de Skinner:
Fonte: https://www.google.com.br/search?q=foto+caixa+de+skinner&es_sm=93&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=H2KOU6OILoKpsASBr4HwBw&ved=0CCQQsAQ&biw=1280&bih=923#facrc=_&imgdii=Fw0ZLUfjJDRs9M
“Chamamos de reforço a toda consequência que, seguindo uma resposta altera a probabilidade futura de ocorrência