Europa Modena
Parte II- Europa Moderna
Sumário :
Introdução - A Europa Moderna: leituras e imagens
1. Uma nova Europa surge em três séculos após o Renascimento, a Reforma e a Revolução (1462-1815)
2. No fim da Europa Moderna : Dos Tratados de Vestefália (1648) ao Congresso de Viena (1814-1815). A construção dos Estados e das Nações na Europa e o poder da Inglaterra e da França como modelos políticos, sociais e culturais. Importância das Luzes, da Revolução, do Liberalismo e Antiliberalismo, e o aparecimento de novas instituições, monárquicas e republicanas, na Europa: Parlamentos, Cidadania e Constituição.
3. As vagas revolucionárias na Europa na 1ª metade do século XIX:Revoluções liberais e guerras civis. Da necessidade do “concerto europeu” e da Santa Aliança, à “primavera dos povos”e ao Estado Nação (Bélgica, Itália e Alemanha). Na segunda metade do século XIX até meados do século XX a Europa viveu intensamente novas Revoluções, as socialistas, a Guerra da Crimeia, a Comuna de Paris, a Revolução Russa, as guerras Balcânicas e a primeira conflagração europeia.
Em síntese:
A Europa Moderna foi o tempo da afirmação da hegemonia europeia em que foram determinantes os tempos da paz e da guerra que aconteceram, na Europa e no mundo, entre 1688 e 1914,consagrados em diversos momentos e documentos, desde a Gloriosa Revolução Inglesa, a Revolução Francesa, as Revoluções Liberais em Espanha, Portugal, Estados Italianos, Grécia, as Revoluções socialistas, a Guerra da Crimeia, a Comuna de Paris. O fim da Europa Moderna sucede no início do século XX com a Revolução Russa, as guerras Balcânicas e a primeira conflagração europeia.
A EUROPA MODERNA leituras e imagens
A Escola de Atenas de Rafael (Raffaello Sanzio), 1509, Stanza della Segnatura, Roma
O quadro celebra o pensamento clássico mas também foi dedicado às artes liberais cujos símbolos são visíveis nas estátuas de Apolo e