Behaviorismo
RESENHA DESCRITIVA
- Como surgiu o behaviorismo e, quais seus fundamentos; O Behaviorismo surgiu através da publicação de um artigo de John B. Watson em 1913, que foi titulado como ‘Psicologia: como os behavioristas a vêem’, tal tendência teórica também pode ser denominada como: comportamentalismo, Teoria Comportamental, Analise Experimental do Comportamento e Analise do Comportamento. O Behaviorismo vem de Behavior do Inglês, que significa comportamento.
A proposta de Watson mudou o foco da psicologia, até então mentalista, para o comportamento observado, logo o Behaviorismo vem tentando modificar o sentido desse termo, assim sendo, o Behaviorismo estuda a interação do sujeito com o ambiente, onde suas ações são o foco, ‘O homem começa a ser estudado a partir de sua interação co o ambiente, sendo tomado como produto e produtor dessas interações’.
Os fundamentos do Behaviorismo são segundo Marx e Hilix:
- Elementos de resposta compõem o comportamento, que pode ser analisado por métodos científicos, naturais e objetivos;
- O comportamento é redutível a processos físico-químicos, ou seja, compõem se de secreções glandulares e movimentos musculares;
- O comportamento é mantido por rigoroso determinismo, isto é, toda resposta ocorre em função de algum estimulo antecedente;
- Os processos conscientes, se existem, não podem ser cientificamente estudados.
- NATUREZA HUMANA E O CONTROLE DO COMPORTAMENTO; EDUCAÇÃO: ‘O homem não é uma vitima ou um observador passivo do que lhe acontece, pois ele é controlado por um ambiente que é, em parte, construído por ele mesmo’.
Por muito tempo a educação dos alunos era baseada na aversão, ou seja, aprendiam forçadamente o que os professores diziam ser correto para que não sofressem qualquer tipo de repreensão. Idealmente seria que, aprendêssemos a manipular as variáveis para que não fosse uma obrigação aprender e ser bom, mas sim, involuntário tal ato.
- GOVERNO: ‘O governo tem sido o campo especial