Behaviorismo radical
BEHAVIORISMO RADICAL E MUSICOTERAPIA
CURITIBA
2012
1. BEHAVIORISMO RADICAL
Behaviorismo (Behaviorism em inglês, de behaviour (Reino Unido) ou behavior (USA): (comportamento, conduta), é o conjunto das teorias psicológicas que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia.
O impacto de Skinner na Psicologia provocou o aumento dos programas comportamentais de treinamento. O grande interesse pelo behaviorismo é paralelo ao número crescente de instituições que utilizam técnicas de modificação de comportamento, mudando antes comportamentos específicos do que atitudes globais.
Skinner baseia seu trabalho nos comportamentos observáveis das pessoas e dos animais. Sua aversão e a desconfiança de explicações mentais, subjetivas, intervenientes ou “fictícias” levaram-no a propor formas distintas de observação, discussão e compreensão da personalidade.
2. HISTÓRIA PESSOAL
Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) nasceu e cresceu em Susquehanna, Pensilvânia, uma pequena cidade no nordeste do Estado. Seu pai exercia a advocacia. Lembra que seu lar era “quente e estável. Vivi na casa em que nasci até ir para o colégio” (Skinner, 1967a, p. 387).
Sua fascinação de garoto por invenções mecânicas prenunciou seu interesse posterior em modificação de comportamento observável.
Após completar seu curso em Hamilton College voltou para casa e tentou tornar-se escritor, porém os resultados foram desastrosos. Foi para Nova York por seis meses e, na volta entrou na Faculdade de Psicologia de Harvard. Seu fracasso pessoal como escritor levou-o a uma desconfiança generalizada do método de observação literário. Continuava interessado no comportamento humano, mas se voltaria para o método científico.
Aluno