Behaviorismo – estudo do comportamento
Professora Monique Färber
Com Base na obra:
BOCK, A M. B. et all – Psicologias- uma introdução ao estudo de psicologia. 8ed, São Paulo: Saraiva, 1995.
Behaviorismo – Estudo do Comportamento
Deriva do termo em inglês – behavior: comportamento.
Essa tendência teórica também pode ser chamada de
• Comportamentalismo; Teoria Comportamental; Análise Experimental do Comportamento ou Análise do Comportamento.
Seu objeto de estudo – o comportamento (status de ciência; rompimento com a filosofia) Psicologia sem alma e sem mente, livre de métodos subjetivos.
O Comportamentalismo estuda: as interações entre indivíduo com o seu meio, seu ambiente. Sendo o homem produtor destas interações.
Nomes importantes – John Watson e B. F. Skinner.
Principais definições do Comportamentalismo:
1. COMPORTAMENTO RESPONDENTE – é o comportamento espontâneo, reflexo ou não voluntário, após um estímulo do ambiente e que portanto, não requer aprendizagem. Por exemplo: contração das pupilas quando uma luz forte incide nossos olhos; salivação provocada por uma gota de limão na ponta da língua, “lágrimas de cebola”, etc.
2. COMPORTAMENTO OPERANTE – é aquele comportamento que opera sobre o mundo e que, portanto modifica o meio, qualquer ação humana voluntária. Por exemplo: copiar a matéria do quadro, conversar com o colega, responder a chamada, sentar-se, etc.
3. REFORÇAMENTO – O reforço positivo, sempre oferece alguma coisa ao organismo - água, alimento, afeto, dinheiro, aprovação social, etc. e desta forma, o comportamento desejado vai sendo repetido de maneira mais intensa.
4. EXTINÇÃO – é um procedimento no qual a resposta deixa de ser reforçada abruptamente, como conseqüência a resposta diminuirá sua freqüência ou deixará de existir. Por exemplo, um adolescente que se apaixona por uma menina e esta passa a ignorá-lo, a probabilidade é que ele desista da conquista.
5. PUNIÇÃO – o comportamento é punido imediatamente após ter sido