O Behaviorismo - uma proposta de estudo do comportamento
(Carlos Renato Xavier Cançado - Sérgio Dias Cirino - Paulo Guerra Soares - )
Nos Estados Unidos do final do século XIX, dois pontos de vista se mostravam fortes na psicologia: o funcionalismo de William James e o estruturalismo de Edward B.Titchener. As principais UNIVERSIDADES de psicologia dos Estados Unidos nessa época eram Cornell e Harvard, onde ensinavam, respectivamente, Titchener e James. Apesar de as propostas de ambos serem conceitualmente diferentes, elas se aproximavam em um aspecto: consideravam a consciência como o objeto de estudo da psicologia.
Nesse período, os estudos de psicologia nos Estados Unidos se consolidavam cada vez mais. James Mark Baldwin e William James publicaram diversos artigos importantes. Os avanços não se restringiram apenas a publicações. Em 1888, James McKeen Cattell, da UNIVERSIDADE da Pensilvânia, tornou-se o primeiro professor a lecionar formalmente a disciplina de psicologia em território estadunidense. Em 1892, foi criada a American Psychological Association (APA) e dois anos mais tarde, foi fundado o Psychological Review, um dos principais periódicos sobre psicologia do mundo, que continua sendo publicado até os dias atuais.
Um dos estudiosos mais destacados da época era Edward Lee Thordike, da escola funcionalista de Columbia, um dos primeiros psicólogos a ter sua formação inteira realizada nos Estados Unidos. Ele foi um dos pioneiros na realização de experimentos controlados com descrição detalhada das atividades dos animais sem se deter na introspecção como abordagem. Por meio desses experimentos,Thorndike formula a "Lei do Efeito".
Os estudos de Thorndike foram de grande influência para os pensadores da psicologia, principalmente os estadunidenses, na área de educação. Segundo o autor, "assim como a ciência e a agricultura dependem da química e da botânica, a educação depende da psicologia e da fisiologia" (Thorndike, 1910: 6). Dessa forma, a