bebidas-cachaça
1- Como era extraída a cachaça no Brasil Colônia?
Usavam-se moendas de madeira, movidas por animais, escravos ou pela força da água. Para separar o álcool do suco de cana fermentado, utilizam-se alambiques, que grande parte era feita de barro.
2- Quais os dois tipos de bebidas destiladas que eram obtidos da cana de açúcar?
São elas: aguardente de cana e aguardente de mel, também conhecida como cachaça.
3- Porque a cachaça se tornou símbolo dos ideais de liberdade?
Devido à sua adoração pela colônia, por ser mais barata e abundante que as bebidas portuguesas, grande parte dos engenhos passou a valorizar mais a sua produção do que a do próprio açúcar. Diante disso foi proibida a sua fabricação, favorecendo a produção clandestina, sendo assim, anos depois, desfeita a proibição, a Corte passou a cobrar impostos, contribuindo para a reconstrução de Lisboa. Juntamente com os Inconfidentes e movimentos revolucionários a bebida tornou esse símbolo.
4- Qual a estimativa de trabalhadores e produtores de cachaça hoje no Brasil?
Estima-se que atualmente existe mais de 1 milhão e meio de trabalhadores em torno da bebida e cerca de 40 mil produtores.
5- Sabe-se que a cachaça é a bebida mais consumida no Brasil na forma pura ou misturada. Como é o modo de produção?
Na produção artesanal, é utilizado fermento natural, o qual demora 24 horas para completar-se. Costuma-se adicionar fubá, milho moído cru ou tostado, farelo de arroz e suco de limão, para auxiliar o desempenho da fermentação. Já em grandes indústrias, o processo dura 5 horas, devido à adição de fermento de panificação, onde também são adicionadas vitaminas, substâncias nitrogenadas, à base de fósforo e sais minerais, afim de favorecer o crescimento e atividade da levedura. Concluída a fermentação, procesa-se a destilação do vinho da cana. Nesta etapa, ocorre a separação de substâncias.
6- Como deve ser lavado o alambique?
O alambique deve ser lavado com água e