BD
3. Abordagem Entidade – Relacionamento
Como vimos anteriormente, a primeira etapa do projeto de um banco de dados é a construção de um Modelo Conceitual, a chamada Modelagem Conceitual. O objetivo da Modelagem Conceitual é obter uma descrição abstrata, independente da implementação em computador, dos dados que serão armazenados no banco de dados.
A técnica de modelagem mais difundida e utilizada é a representa pela abordagem entidade –relacionamento(E-R), a qual trata elementos do mundo real como um conjunto de entidades relacionadas. Nesta técnica, o modelo de dados é representado através de um modelo entidade- relacionamento, o qual é representado graficamente através de um diagrama entidade –relacionamento (DER).
A abordagem foi criada em 1976 por Peter Chen . Segundo Chen, a visão de uma dada realidade, baseia-se no relacionamento entre entidades, os quais retratam os fatos que governam esta mesma realidade, e que cada um (entidade ou relacionamento) pode possuir atributos (qualificadores desta realidade) Ela pode ser considerada como um padrão de fato para a Modelagem Conceitual. Mesmo as técnicas de modelagem orientadas a objetos, que têm surgido nos últimos anos, baseiam-se nos conceitos da abordagem ER.
Este capítulo tem por objetivo apresentar os conceitos centrais da abordagem ER: entidade, relacionamento, atributo, e grau de relacionamento. Junto com os conceitos é apresentada uma notação gráfica para diagrama E-R. A notação gráfica usada é a padrão, proposta por Chen, mas cabe ressaltar que existem outras.
3.1 Entidade
Define-se entidade como aquele objeto que existe no mundo real com uma identificação distinta e com significado próprio. São as “coisas” que existem na realidade. Se alguma “coisa” existente na organização nos proporciona algum interesse em mantermos dados (informações sobre esta “coisa”), essa coisa se caracteriza como um entidade. Em outras palavras, entidades são elementos que possuem dados a