ATPS COELHO
Curso: Ciências Contábeis
Nomes: Denis Marcelo Perucci – RA: 5638134389 – 5º Série
Fabiana Duarte de Souza – RA: 5204943137 – 5° Série
Letícia Baptista de Souza – RA: 4297831651 – 6° Série
Nathana Almeida de Lima – RA: 4488881216 – 6° Série
ATPS Contabilidade e Orçamento Público
Trabalho apresentando a 3° e a 4° etapa, das atividades praticas supervisionadas.
Prof.° Fernando Coelho
Bauru/SP
Novembro/2014
INTRODUÇÃO
A contabilidade é um instrumento que proporciona à Administração Pública as informações e controles necessários à melhor condução dos negócios públicos. Isto quer dizer que a Contabilidade Pública deve abastecer de informação todo o processo de planejamento e orçamentação e, em especial, as etapas que compõe o ciclo orçamentário, tais quais: a elaboração, estudo e aprovação, execução e avaliação dos resultados, assim como o controle e o processo de divulgação da gestão realizada.
A contabilidade é a principal fonte informativa dos instrumentos da chamada transparência da Gestão Fiscal. Observa – se que são instrumentos de transparência da gestão fiscal, tais quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos, e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o relatório resumido da execução orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos.
A contabilidade evidenciará perante a Fazenda Pública a situação da arrecadação de receitas, das despesas, pertencentes ou confiados ao poder público da comunidade. A contabilidade é, portanto um instrumento de registro, controle, análise e interpretação de todos os atos e fatos da Administração Pública, através da escrituração sintética das operações financeiras e patrimoniais.
Para o melhor entendimento do que é o orçamento publico teremos como base a cidade de Bauru-SP, a base de nossa pesquisa será o orçamento divulgado para o ano de