Bauhaus
A Bauhaus é a primeira escola de desenho industrial moderno. Funciona de 1919 até 1933 com o objetivo de ligar arquitetura a arte. A Bauhaus propõe uma arte não apenas decorativa, mas também funcional, de modo a atender às necessidades da sociedade industrial e tornar mais harmonioso o cotidiano das pessoas.
Em 1919, o arquiteto alemão Walter Gropius (1883-1969) integrou duas escolas existentes na cidade de Weimar, a Escola de Artes e Ofícios, e a de Belas-Artes, e fundou uma nova escola de arquitetura e desenho a que deu o nome de Staatliches Bauhaus (Casa Estatal de Construção), com sede em um edifício construído em 1905 por Van de Velde.
Mais tarde, o nome Bauhaus passa a identificar toda obra criada no estilo da escola. Este estilo prega que arte e técnica devem combinar-se em criações que associem harmonicamente pintura, escultura, arquitetura e desenho industrial. Os prédios são feitos basicamente de concreto e vidro, apresentam linhas retas e ambientes claros. Os artistas da Bauhaus concebem, assim como a construções, objetos de uso diário, tais como talheres, luminárias, etc. que fabricados com os mesmos princípios. Não apresentam muitos adornos nem detalhes inúteis ou que dificultem a concepção em série.
Cadeira em estilo Arts and Krafts, movimento anterior ao Bauhaus.Cadeira em estilo Bauhaus. Formas funcionais, linhas retas, design limpo.
A principal proposta é acabar com a distinção entre artesão e artista, portanto, todos os alunos recebem aulas de marcenaria, pintura, escultura, tipografia, trabalham com vidro e outros materiais.
Alguns pintores renomados, como o suíço Paul Klee (1874-1940) e o russo Vassily Kandisky (1866-1944) chegaram a ser professores em Bauhaus.
No ano de 1925, a Bauhaus se muda de Wejmar para Dessau, onde ocupa um edifício de concreto e vidro, projetado por Gropius,