Bauhaus
A escola foi fundada por Walter Gropius , a partir da reunião da Escola do Grão-Duque para Artes Plásticas A maior parte dos trabalhos feitos pelos alunos nas aulas-oficina foi vendida durante a Segunda Guerra Mundial. que prezava a liberdade de expressão e a formação completa do aluno – incentivando também a intersecção da arte com o processo industrial.
O nome da nova instituição de ensino – casa da construção – remete-se às Bauhütten medievais (corporações de artesãos), demostrando o desejo de Walter Gropius, seu fundador, de criar ali um ambiente educacional diferenciado: democrático, baseado em um espírito de trabalho comunitário, integrado à indústria.
Suas Fases
A Bauhaus tinha sido grandemente subsidiada pela República de Weimar. Após uma mudança nos quadros do governo, em 1925 a escola mudou-se para Dessau, cujo governo municipal naquele momento era de esquerda. Uma nova mudança ocorre em 1932, para Berlim, devido à perseguição do recém-implantado governo nazista.
Os objetivos do ensino da Bauhaus
Segundo Argan, A Bauhaus se baseava na tese fundamental da indispensável substituição da concentração do valor estético numa categoria privilegiado de bens ( as obras de arte) por uma experiência Estética difundida pelo projeto urbanista-construtivo-industrial.
Essa democratização da arte, por meio da sua aplicação na produção industrial, requeria completa modificação na formação do artista, exigindo novas concepções de ensino. Entre essas alterações, estavam a participação dos artistas em atividades ligadas ao design e a implantação de oficinas de produção no processo educativo, que, em última instancia tinham o objetivo de integrar arte artesanato, desenho industrial e construção.
Os problemas políticos da