Bauhaus
A Bauhaus desenvolveu um tipo de Design, conforme ao Movimento Moderno, que incorporava os “novos materiais”, como o betão armado, o vidro e o aço, evitando o ornamento e dando expressão estética ao modo de produção industrial dos objectos.
Alguns críticos atribuem á Bauhaus a invenção do moderno conceito de Design. A moderna tipografia {os tipos} também têm origem na Bauhaus.
Bauhaus é uma palavra feita pela contracção do termo germânico bauen (construir, edificar) ehaus (casa).
O nome foi criado por Walter Gropius a partir da palavra alemã hausbau (construção de uma casa) que invertida, Bauhaus significa casa da construção, dando este nome á nova escola que fundou quando a Academia de Artes de Weimar e a Escola de Artes Aplicadas de Weimar, se fundiram, em 1919.
Na sua base está a necessidade de reorganização da industria da Alemanha no pós-guerra, quando o governo e os industriais alemães se aperceberam que uma reforma do ensino das artes era vital para a competitividade da economia Alemã frente á Inglaterra e aos E.U.A., essa reforma visava a criação de uma mão de obra mais especializada e eficiente, para a produção de objectos industriais sofisticados e de alta qualidade.
Eram necessários projectistas (designers), e só um novo tipo de educação artística poderia satisfazer esta procura da economia e da industria.
Logo após a Grande Guerra, as autoridades da pequena cidade de Weimar, decidiram reabrir a Escola de Artes e Ofícios que fora dirigida por Henry van de Velde antes da guerra.
A nova escola foi aberta por Gropius, tendo como ideologia base, que os artistas deviam ser treinados no trabalho com máquinas, “porque o artista tem a capacidade de infundir uma alma nos produtos inanimados da industria”.
Dizia Gropius: o artista deverá ser um artesão da industria. Este principio, tem a sua origem num grupo de artistas que trabalhara para aDeutche Werkbund (Associação Industrial Alemã) e que se opunham a Hermann