Bauhaus
Período:
Director:
Ano:
Cidade:
Factos:
1º
Walter Gropius
Abril de 1919
Weimar
“O Manifesto da Bauhaus”
Romantismo e Expressionismo
2º
1923
"Arte e Tecnologia uma nova unidade”
"De Stijl", Congresso Contrutivista em Weimar.
Racionalismo e Abstracionismo
“Neue Sachlichkeit” Exposição de Weimar de 1923
3º
1925
Dessau
O novo edifício. Design Industrial
Hannes Meyer
1928
“Uma arte de beneficio Social” Sucesso comercial
Mies van der Rohe
1930
Formalismo, Esteticismo
1932
Berlim
Abril de 1933
Fecho pelos Nazis
O nome foi criado por Walter Gropius a partir da palavra alemã hausbau (construção de uma casa) que invertida, Bauhaus significa casa da construção, dando este nome a sua nova escola. Surgiu em uma Alemanha pós-guerra, com a necessidade de uma reorganização das indústrias e uma reforma do ensino das artes para sua economia poder competir frente a da Inglaterra e dos EUA. Ela desenvolveu um tipo de design que incorporava novos materiais como o betão armado, o vidro e o aço, evitando ornamentos e dando expressão estética ao modo de produção industrial dos objetos. Exigia assim uma mão de obra mais e eficiente, para a produção de objetos industriais sofisticados e de alta qualidade.
Os professores têm título de “mestres” e os alunos de “aprendizes”, trabalhando juntos para a construção da “casa”, assim como funciona a estrutura interna de uma indústria.
Gropius abandona a escola devido a uma quebra do acordo com as autoridades sociais-democratas, passando-a para as mãos de um arquiteto que fez com que ela passasse a transmitir uma imagem de marxismo, internacionlismo e de ter uma estética judaíca, o que levou ao seu fechamento pelas autoridades nazistas.
Marcado pelas cores sóbrias B como branco, creme, cinza ou preto B e por mobílias funcionais em aço, tecidos com fibras.
A ideia funcional de que “a forma segue a função” consolidou a corrente que marcaria a