Batuque de umbigada
O Brasil é uma mistura de culturas e etnias que se fundem na história e no folclore de seu povo. Entre elas está a influência da África trazida pelos escravos em navios negreiros e espalhada por todo o território nacional. Falar de cultura brasileira é um misto de raiz, tradição e espiritualidade aliada a uma rica diversidade cultural existente, pois sua composição permeia por diversas matrizes européia, indígena , africana. Está ultima em especial vem carregada por diferenças em elementos simbólicos sendo nos rituais de dança, musicalidade,ritmo,cantos que compõe parte da resistência cultural negra que é refletida no âmbito social brasileiro. Para a realização do artigo , foi escolhido como tema de estudo, uma manifestação de dança praticada pelos afros descendentes em solo nacional, denominada Batuque de Umbigada realizada em Capivari, cidade do interior paulista. O batuque de umbigada é uma manifestação cultural africana trazida para o Brasil pelos escravos de origem banto. Por meio de visitas, e depoimentos o artigo evidencia as relações de confronto entre o sujeito protagonista (batuqueiros) e agente opressor (a cidade) , esta que por sua vez transforma a manifestação do batuque de umbigada num objeto excêntrico.
“O popular, o informal, sempre foram contraposta à alta cultura ou cultura de elite, sendo portanto, um local de tradições alternativas sendo esse o motivo pela qual a tradição dominante sempre suspeitou profundamente ao seu respeito” (HALL,2003:p.340).
O presente artigo tem como principal objetivo apresentar como essa manifestação cultural ainda sobrevive e se apresente como símbolo da resistência negra, em meio a um contexto de opressão por parte da cidade que ao longo de sua historia, deixou o batuque de umbigada com um grau de invisibilidade.
8
2 BATUQUE DE UMBIGADA
O processo de deslocamento das populações negras do campo para as cidades iniciado após a abolição trouxe muitas danças ancestrais para as periferias da