Aplicaçao dos composto organicos
O metano e o etano fazem parte dos gases naturais que emanam de certos tipos de solo. O metano é encontrado em minas de carvão de pedra, onde forma, com o oxigênio do ar, uma mistura altamente explosiva, chamada gás grisu. Como se forma na putrefação anaeróbica da celulose, ocorre nos pântanos (gás dos pântanos), esgotos, intestinos de herbívoros, etc.
Os compostos aromáticos encontram grande aplicação como solventes de graxas, tintas, etc., e na fabricação de explosivos, corantes, medicamentos, plásticos, pesticidas, detergentes, etc. ÁLCOOIS:
Os álcoois são pouco freqüentes na natureza. O etanol é a base das bebidas alcoólicas, além de ser usado como combustível, solvente, desinfetante, etc. Quando puro é denominado álcool absoluto. Os álcoois têm ação depressiva sobre o sistema nervoso. O metanol ataca o nervo óptico, ocasionando cegueira. ÉTERES:
Industrialmente, são obtidos a partir dos álcoois, por desidratação destes. De um modo geral são substâncias voláteis, muito usadas como solventes ou narcóticos. ALDEÍDOS:
Entre os mais importantes está o metanal, cuja solução aquosa entre 37 e 40% é chamada formol, sendo usada na conservação de cadáveres. O metanal também é usado na preparação de baquelite (resina sintética), urotropina (diurético), etc. Os aldeídos são usados em muitas síntese orgânicas. CETONAS:
A cetona mais importante é a acetona (propanona), muito usada como solvente de esmaltes. A ciclo-hexanona, obtida a partir do fenol, é matéria-prima na síntese do náilon.
ÁCIDOS CARBOXÍLICOS:
Entre os mais importantes encontra-se o ácido acético, constituinte do vinagre (solução aquosa de 6 a 10% em massa de ac. acético), chamado de ácido acético glacial, quando puro. A vitamina C também é um ácido carboxílico (ácido