Baterias seladas por que duram pouco tempo - tutorial
Mensagem não lidapor _rau_ » Sáb Nov 01, 2008 11:38 am
A pedido do colega de forum, José Amilton, estou postando um artigo sobre baterias seladas. Assunto esse que gera um pouco de confusão no momento de escolha de baterias para uso em sistemas de nobreaks.
BATERIAS SELADAS PORQUE DURAM POUCO TEMPO ?
A Bateria Selada ainda é desconhecida por muitos usuários que, comumente, confundem os dois tipos existentes ( AGM e GEL ) com baterias ventiladas blindadas tipo automotivas por exemplo.
Na realidade a pesquisa para dispormos de uma bateria confiável, com uma durabilidade aceitável levou um bom tempo. O uso de ligas metálicas, processos de formulação das placas, separadores, colas especiais etc., resultavam sempre numa dificuldade de durabilidade, devido ao processo de estabilização do ciclo de recombinação e conseqüentemente a contaminação interna.
Os resultados mais estáveis conseguiu-se com chumbo puro em liga com cálcio. Mesmo assim, algumas primícias técnicas deveriam serem observadas em função do perfil cíclico de cada tipo de bateria como;
A) Projeto da grade ( isto é; tipo da liga,espessura,configuração da malha).
B) Formulações da Pasta ou Material Ativo ( isto é; densidade,tipo de óxidos, processo de mistura ).
C) Processo de tratamento da placa.
D) Tipos de separadores ( isto é; tamanho do poro,resistência interna, tipo de material ).
E) Processo de formação da placa.
Embora que a maioria dos projetos apresente similaridades, a capacidade cíclica de cada bateria projeta ,podem variarem em função da quantidade de ciclos que elas poderão fornecerem diretamente relacionada a profundidade das descargas. Portanto, os fabricantes realizam ensaios sucessivos de carga e descarga, objetivando obter uma vida útil estimada destas baterias.
Desta forma o primeiro fator que pode contribuir para o não atendimento da vida útil estimada, esta relacionada ao numero de ciclos e a profundidade das descargas como por exemplo;
Imagem
O