Apostila B Sica De Hardware
Histórico Evolutivo dos Computadores
A Evolução dos Computadores
Há momentos, na história da humanidade, em que uma descoberta, um evento, muda completamente o curso dos acontecimentos. Assim ocorreu com a descoberta do fogo, o advento da escrita, a invenção da moeda, a descoberta da eletricidade.
Agora é a vez da Informática. Recentemente, na área da eletrônica, houve um verdadeiro salto qualitativo com o desenvolvimento dos transistores, em seguida, dos circuitos integrados. Isso permitiu a difusão em grande escala dos computadores e deu à Informática um lugar de enorme destaque na sociedade moderna. Hoje os computadores já estão nos escritórios, e em nossas casas como uma presença tão familiar quanto a mais comum Tv a cores. Estamos vivendo o momento em que a revolução da informática muda o curso da história e acelera o ritmo das conquistas do homem, abrindo horizontes que antes sequer existiam na ousada imaginação dos escritores de ficção científica.
De todas as máquinas que o homem inventou para servi-lo, uma se destacou bem mais que as outras: o Computador Eletrônico.
Um computador é uma máquina que processa e armazena dados eletronicamente, e que pode ser programada para realizar as mais diversas tarefas.
Embora simples esta definição nos indique que o computador não é capaz de criar informações a partir do nada. Ele apenas faz o que nós o instruímos a fazer sobre os dados que lhe fornecemos. Portanto, ele tem que receber informações iniciais (dados de entrada), tem que receber as instruções (que lhe indicam o que fazer com as informações recebidas) e só então produz resultados (dados de saída).
Isso quer dizer que não adianta fazer ao computador perguntas para as quais ele não recebeu informações e instruções necessárias. Não adianta colocar um $ na frente de um número e esperar que o computador entenda que se trata de reais ou dólares.
Ele não vai entender que um determinado número corresponde a uma quantia