Bateria de niquel hidreto metalico
BATERIA DE NÍQUEL-HIDRETO METÁLICO
• A bateria de níquel-hidreto metálico (Ni-MH) – ou, mais corretamente, bateria de hidreto metálico de níquel – é um tipo de bateria em que o eletrodo negativo é um composto intermetálico, uma liga de um metal alcalino terroso, um metal de transição, uma terra rara ou um actinídeo, com um metal do grupo do ferro. Estes metais formam hidretos em uma reação reversível.
BATERIA DE NÍQUEL-HIDRETO METÁLICO
FUNCIONAMENTO DAS BATERIAS DE
NÍQUEL-HIDRETO METÁLICO
• O material ativo do eletrodo positivo, no estado carregado, é o oxi-hidróxido de níquel
III, o qual é o mesmo material do polo positivo das baterias de níquel cádmio 2. Nas baterias de níquel-hidreto metálico, o material ativo para o eletrodo negativo no estado carregado, é o hidrogênio armazenado na forma de hidreto em uma liga. Esta liga é capaz de armazenar hidrogênio reversivelmente, absorvendo e dessorvendo este reagente quando a bateria é carregada e descarregada, respectivamente.
PROCEDIMENTO
Durante a descarga, no eletrodo positivo, o oxihidróxido de níquel III é reduzido a hidróxido de níquel II,
enquanto que no eletrodo negativo, o hidreto metálico MH é oxidado para regenerar a liga metálica M, sendo a reação global de descarga da bateria de níquel-hidreto metálico dada pela reação:
• O processo é revertido durante a carga. Observa-se pela equação global para o processo de descarga (eq. 5), que não há consumo e nem formação de água ou hidroxila durante um ciclo completo de carga e descarga.
• Na prática, o eletrodo de hidreto metálico é obtido pela mistura da liga de hidreto metálico finamente dividida com pó de carbono de alta área superficial contendo cerca de 30% de politetrafluoretileno (PTFE) obtendo-se assim, uma mistura com alta área superficial. Esta mistura é prensada em uma tela de níquel, que serve de coletor de corrente (Figura 1). O eletrodo positivo pode ser montado prensando-se Ni(OH)2 com pequenas