ESTUDO COMPARATIVO DA MATÉRIA DE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA
INTRODUTÓRIA COM ALUNOS DO ENSINO PRESENCIAL E À DISTÂNCIA DO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA CIDADE DE LONDRINA.
Allyson Cordon de Oliveira Theodoro
Universidade Estadual de Londrina (UEL) allysontheodoro@hotmail.com Bárbara Paula Almeida
Universidade Estadual de Londrina (UEL) bah.bpa@gmail.com Resumo
Este artigo tem por objetivo comparar dois métodos de ensino, presencial e à distância dentro da matéria de contabilidade introdutória, apresentada aos alunos do primeiro ano do curso de ciências contábeis na cidade de Londrina. Destaca também as diferenças da metodologia utilizada por meio de um estudo empírico realizado com alunos de uma instituição pública com ensino presencial e uma instituição privada com ensino à distância. A metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva e qualitativa. Foi realizado um questionário para análise de dados que demonstraram resultados com relação à qual método de didática mais utilizada e quais os assuntos dentro da matéria que os alunos demonstraram ter maior dificuldade de aprendizagem.
Os resultados foram analisados a fim de encontrar as razões pelas quais os alunos demonstraram tal dificuldade. Motivos como a metodologia empregada e também a carga horária, foram atribuídos ao fato de alunos do curso do primeiro ano de ciências contábeis demonstraram uma dificuldade, de maneira geral, de compreender assuntos mais complexos como, por exemplo, regime de competência.
Palavras-chave: Contabilidade; Ensino; Distância; Presencial.
Introdução
Este artigo tem como tema a educação e pesquisa em contabilidade e para objeto de estudo foi realizada uma pesquisa com alunos do primeiro ano do curso de ciências contábeis de uma universidade privada com ensino a distância, e de uma universidade pública com ensino presencial na cidade de Londrina. O objetivo da pesquisa é analisar aspectos metodológicos da disciplina de contabilidade introdutória, comparar os dois métodos de ensino,