Comentario Critico_A producao cientifica_O caso Portugues

1990 palavras 8 páginas
Índice

Ensaio do Comentário Crítico do texto: A produção científica: Caso Português 2001 – 2009 (Parte I)

1. Introdução
O presente comentário crítico visa aferir sobre as técnicas usadas na produção do artigo científico com o título supracitado, pesando em sua análise algumas técnicas obtidas de textos retirados de literatura conveniente (fornecias pelo docente) como forma de dotar os estudantes de tais instrumentos, considerados fulcrais a análise de qualquer texto de natureza científica, a começar pelo Título, Resumo, Introdução e Revisão de Literatura (Que costuma constituir grosso de boa parte dos trabalhos de pesquisas realizadas), adiante as Metodologias usadas, População e Amostra e seus critérios de selecção destas, seu tamanho e base de Cálculo.
Para além destas é importante que os estudantes ou quaisquer investigadores saibam definir o Tipo de Estudos, Instrumentos de Pesquisa, bem como saber reflectir sobre os Resultados, Discussões, Conclusões e no final fazer constar o arsenal completo das bibliografias consultadas sem prejuízo de fazer constar as que foram sendo citadas no trabalho. Estes últimos são especiais por trazerem consigo uma certa subjectividade no sentido em não possuem uma forma única e padronizada para tal.

2. Sobre o Resumo
O resumo do artigo em apreço demonstra-se enquadrado ao propósito que serve, que é o de trazer em linhas gerais a génese de todo o trabalho.
Este começa por apontar a origem do problema, combinando a importância do seu domínio, aspectos que são explicados substanciando-se no Problema de Pesquisa, note-se que tais informações são apresentadas logo no primeiro parágrafo do trabalho, facto que contribuirá e muito para a percepção do leitor em relação ao conteúdo do trabalho de pesquisa realizado. Adiante no segundo parágrafo, faz-se a resenha das metodologias usadas, fontes de recolha de informação, faz-se menção do teor da conclusão que é Senão resultado da pesquisa, e acima de tudo, há aqui uma

Relacionados