BAtata
O missionário-atleta, incondicionalmente nesta ordem, escreveu seu nome na história dos jogos olímpicos ao vencer a corrida dos 400m nas Olimpíadas de Paris, na França, em 1924, levantando a bandeira de que Deus foi o merecedor de sua vitória. Pelo feito esportivo e pela sua incrível história pessoal, a vida do "escocês voador" ganhou notoriedade ao ser levada para o cinema em 1981 no filme Carruagens de Fogo, pelas mãos do diretor inglês Hugh Hudson.
Enquanto Liddell corria em nome de Deus, aumentando o número de fiéis a cada vitória, e sermão explanado nas igrejas ortodoxas o qual era convidado a pregar, o jovem judeu-inglês Harold Abrahams o fazia, usando o esporte como uma arma para vencer o preconceito sofrido por ele em uma Inglaterra cristã e anglo-saxônica do século XIX. A gana de vencer fez deste estudante de Direito, um obstinado pelo lugar mais alto do pódio. Um mero segundo lugar não era o suficiente para suprir a necessidade de ser um inglês vencedor, e sim o tornar um judeu derrotado.
"Jovens com a esperança na alma e asas nos pés." Esta frase citada no início do filme denota a poesia e visão simplista que envolve a trama, que funcionou bem em uma época em que os recursos designados aos jogos eram bem menores e desprovidos da tecnologia tão difundida hoje em dia, que vão dos uniformes inteligentes aos aparatos tecnológicos de treinamentos, preparando atletas quase biônicos. A vitória naquela época dependia