Batata Yacon
É originário dos vales andinos da Colombia, Equador, Peru, Bolívia e Noroeste da Argentina. Conhecida como aricoma ou jicama, no Peru e Equador e como Yacon Strawberry nos Estados Unidos.
Foi introduzida na Europa há mais de 50 anos como espécie potencial para a produção de álcool etílico, porém logo foi esquecida e somente redescoberto na década de 80. No Brasil, a espécie foi introduzida por volta de 1989 na região de Capão Bonito (SP), por imigrantes Japoneses que utilizavam suas folhas contra diabetes e altas taxas de colesterol no sangue.
As raízes fibrosas são muito delgadas e sua função é a fixação ao solo e a absorção de água e nutrientes.
Embora os efeitos do Yacon sobre o controle da glicemia ainda não estejam cientificamente comprovados, a presença de composto fenólicos e o alto teor de frutanos em sua composição a tornam um alimento funcional que pode ser incorporado em nossa alimentação.
Por conter alto teor de água e inulina, o Yacon se torna uma boa fonte de fibras em formulações artesanais para nutrição enteral. O Yacon apresenta alta produtividade é adaptável a uma extensa gama de climas e solos apresenta boa durabilidade pós-colheita se armazenada corretamente. É comercializada como nutraceutico e descrita como alimento com maior conteúdo de Fos na natureza. A atividade prebiótica dos Fos presentes na raiz tem, sido associados a efeitos favoráveis a saúde como alivio da constipação, favorece a sociedade pelo elevado conteúdo em água e fibra solúvel, redução de trânsito intestinal, aumento na absorção de minerais, fortalecimento do sistema imonológico, diminuição do desenvolvimento do câncer de colón. A ingestão de alimentos contendo este tipo de açúcar mostra-se como uma opção viável para muitas pessoas, seu consumo indicado para pessoas com distúrbios intestinais, hiperglicêmicas e hipercolesterolêmicas.
Classificação cientifica
Dominio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: