Batata matéria-prima
BATATA
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- Sudeste Minas Gerais Campus Barbacena Barbacena-2013
Josenilder Carlos Rachel Santos Silva Sâmia Karla de Oliveira
BATATA
Trabalho sobre a origem, composição química, produtos derivados e a importância da batata, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste Minas Gerais-Campus Barbacena, com a orientação da professora Márcia Maria de Carvalho.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- Sudeste Minas Gerais Campus Barbacena Barbacena-2013
Sumário
1. Introdução
2. Origem e dados de produção 2.1 Origem 2.2 Dados de produção
3. Aspectos botânicos e cultivares 3.1 Aspectos botânicos 3.2 Cultivares 3.2.1 Principais cultivares
4. Composição química
5. Legislação e controle de qualidade 5.1 Legislação 5.2 Controle de qualidade
6. Vegetal como matéria prima
7. Conclusão
8. Referências Bibliográficas
1. Introdução Este trabalho tem como objetivo abordar os aspectos de origem, dados de produção, cultivares, composição química, legislação, controle de qualidade e os produtos obtidos a partir da batata. Cultivada em mais de 130 países a, batata é o quarto alimento mais consumido no mundo, após o arroz, o milho e o trigo, sendo o alimento básico de alguns países. No Brasil, é grande sua relevância econômica, em particular para Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os principais Estados produtores, sendo o escalonamento de plantio dependente do zoneamento das regiões de cultivo aptas.
2. Origem e dados de produção
2.1 Origem A batata é nativa da Cordilheira dos Andes (América latina) onde era consumida pela população nativa há mais de 8.000 anos. Foi introduzida na Europa por volta de 1570, provavelmente pelos colonizadores espanhóis, e tornou-se um alimento importante na Inglaterra, daí o nome batata-inglesa. Depois de conquistar a Europa, a