batalha de stalingrado
Kanandra Ricardo - 302
A Batalha de Stalingrado é um dos mais conhecidos e decisivos confrontos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O início do conflito ocorre em 19 de agosto de 1942 com um ataque aéreo sobre um grande pólo industrial da Rússia, uma cidade então conhecida como Stalingrado, sendo esta também uma importante rota que servia de comunicação indispensável entre o Mar Cáspio e o norte da Rússia.
A cidade era um ponto estratégico para os planos da dominação nazista, sendo pólo industrial que, além de suas empresas comuns, comportava também fábricas bélicas. O interesse de Adolf Hitler nessa área específica baseava-se também na logística favorável da região, já que ali a Rússia detinha quase todo o petróleo caucasiano existente.
A partir daí a cidade de Stalingrado entra para a história da Segunda Guerra Mundial. Seu nome deriva de “Joseph Stalin”, comandante da União Soviética que esteve ao lado dos combatentes ao nazismo e foi decisivo na derrota sofrida pela Alemanha de Hitler. Até o ano de 1925, "Stalingrado" ou "Estalinegrado", chamava-se "Tsaritsyn", e desde 1961 tem o nome de Volgogrado, pois localiza-se às margens do rio Volga, na Rússia.
Com a mudança de nome, a nomenclatura do memorial dedicado aos defensores da cidade também mudou, mas em 2004, o presidente Vladimir Putin autorizou a mudança da nomenclatura, que hoje encontra-se novamente como Stalingrado.
O Fuhrer Alemão, no verão de 1942, transferiu o mais poderoso maquinário bélico nazista para a região. Assim, a cidade de Stalingrado passou a ser o centro da guerra e caso a captura de Stalingrado se concretizasse completamente, o avanço alemão até Moscou estava praticamente garantido. A artilharia e aviação alemãs bombardeavam a cidade sem tréguas.
Tais fatores explicam em grande parte a resistência feroz e aguerrida que foi oferecida por parte dos habitantes da cidade. Segundo os relatos históricos, mulheres sem nenhuma experiência em combate