2 GUERRA MUNDIAL
Derrotas do Eixo
1-) A derrota da Itália - A presença brasileira na guerra - A fuga de Mussolini
Começam os momentos finais da guerra.
O primeiro país a ser derrotado é a Itália.
Mussolini pode ter sido um grande estrategista político e o homem que idealizou toda a estrutura do regime fascista, mas quando falamos em guerra, ele teve muitas dificuldades tanto no norte da África quanto na região balcânica (Sudeste da Europa).
Mesmo com a ajuda da máquina alemã, a Itália sofreu sucessivas derrotas e acabou se rendendo. Foi o 1º país do Eixo a abandonar o conflito.
A participação do Brasil
O Brasil rompe com o Eixo e cria a FEB, se alia aos EUA durante o governo Vargas e participa ativamente da 2ª guerra, enviando soldados para lutar no norte da Itália.
Praticamente o Brasil vai lutar contra os alemães que estão ali tentando impedir a vitória dos aliados naquela região. Lembrando que nesse período imigrantes italianos, alemães e japoneses que viviam no Brasil sofrem perseguições tanto pelo governo quanto pela população civil.
Voltando aos italianos, eles já haviam sofrido diversas derrotas, quando há um grande desembarque na Sicília, no Sul da Itália, e as tropas aliadas vão vencendo os italianos.
Os aliados em 1943 vencem a Itália e Mussolini é preso. Ele consegue se libertar e foge para o norte da Itália e funda uma República Social Italiana, mas a própria resistência italiana prende Mussolini, faz um rápido julgamento e o executa, ele e sua esposa.
Os corpos são pendurados e ficam expostos por dias para que a população os xingassem, jogando toda a culpa da derrota italiana em cima de Benito Mussolini.
2-) A Batalha de Stalingrado - A primeira derrota alemã - O rolo compressor soviético
Mesmo com a Itália derrotada Hitler continua caminhando em direção às três cidades soviéticas: Moscou, Stalingrado e Leningrado.
Em Stalingrado trava-se uma das maiores batalhas desta guerra.
Na batalha de Stalingrado foram quase 200 dias de guerra onde morreram