Basquete
1. Falta pessoal, falta dupla e ou falta técnica.
- A conduta própria para a partida exige uma leal e total cooperação dos membros de ambas as equipes (jogadores, substitutos, técnicos, assistentes técnicos e acompanhantes de equipe) com os oficiais, oficiais de mesa e comissário.
- Cada equipe deverá fazer o seu melhor para assegurar a vitória, mas isto deve ser feito dentro do espírito das regras e do 'fair play’ (jogo limpo).
- O oficial pode prevenir faltas técnicas com avisos ou mesmo desprezando infrações técnicas menores de caráter administrativos que claramente são não intencionais e não tem efeito direto na partida, a menos que a repetição da mesma infração ocorra depois de um aviso.
- Se uma infração técnica é descoberta depois que a bola está viva, o jogo será parado e uma falta técnica será sancionada. A penalidade deverá ser administrada como se a falta técnica tivesse ocorrido no momento que foi marcada. Qualquer ocorrência no intervalo entre a infração técnica e a paralisação do jogo será válido.
- Qualquer ato deliberado ou repetido de não cooperação ou não cumplicidade com o espírito destas regras será considerado como uma falta técnica.
Penalidade
Se uma falta técnica é cometida:
- Por um jogador, uma falta técnica será marcada contra ele como uma falta de jogador e contará como uma das faltas de equipe.
- Por um técnico (‘C’), assistente técnico (‘B’), substituto (‘B’) ou acompanhante de equipe (‘B’), uma falta técnica será marcada contra o técnico e não contará como uma das faltas de equipe.
Dois lances livres serão concedidos aos adversários, seguido por:
- Uma reposição na linha central estendida, do lado oposto a mesa de controle.
- Uma bola ao alto no círculo central no início do primeiro período.
2. Falta antidesportiva
Definição
- Uma falta antidesportiva é uma falta de jogador com contato que, no julgamento do oficial, não é uma tentativa legítima de jogar a bola diretamente,