isomeria
As palavras isomeria e isômero têm sua origem no grego: ísos significa igual e méros quer dizer partes, portanto isômeros são compostos que apresentam partes iguais.
Isomeria é o fenômeno pelo qual o mesmo grupo de átomos dá origem a substâncias diferentes, devido a arranjos atômicos diferentes. Portanto, isômeros são compostos com a mesma fórmula molecular, mas com arranjos atômicos diferentes e, consequentemente, com propriedades diferentes.
Isomeria plana ou estrutural é aquela em que os compostos apresentam diferentes fórmulas estruturais planas; portanto, a diferença entre esses compostos é visível no plano.
Isomeria espacial é aquela em que os compostos isômeros têm a mesma fórmula plana, mas estruturas espaciais diferentes.
A isomeria espacial se divide em:
Isomeria geométrica (ou cis - trans): é um caso de isomeria espacial que ocorre em compostos que apresentam duplas ligações.
Isomeria óptica: estuda o comportamento das substâncias que têm a propriedade de desviar o plano de vibração da luz.
A isomeria espacial apresenta alguma relevância na área da saúde
Quando um medicamento é prescrito e ingerido, as moléculas que estão presentes na sua composição irão interagir com receptores no organismo. Esses compostos orgânicos podem estar na forma de isômeros. Cada isômero, por apresentar um arranjo espacial diferente dos átomos, pode acabar influenciando diretamente na sua absorção e atividade do medicamento.
Limoneno: possui um carbono quiral, apresenta dois isômeros opticos. Um deles é responsável pela fragrância de limão e outro pela fragrância de laranja.
Naxopreno: possui um carbono quiral, apresenta dois isômeros opticos. Um deles tem ação antiflamatória e o outro causa danos ao fígado.
Adrenalina: possui um centro quiral, são possíveis dois isômeros ópticos, mais apenas um dele possui efeito fisiológico no nosso organismo (acelera os batimentos cardíacos numa situação de stress).
Talidomida: