Fichamento "Relatório Lugano"
598 palavras
3 páginas
IDENTIFICAÇÃO DA OBRA: GEORGE, Susan. O Relatório Lugano, São Paulo: Boitempo Editorial, 2003, 222p. 1. RESUMO
O livro é a simulação de um encontro de especialistas e intelectuais a fim de discutir o futuro do planeta e da humanidade e como também fazer discussões a cerca do sistema capitalista.
O Grupo de Trabalho propõe como única saída, para que o capitalismo não afunde e que o planeta continue em plenas condições de sobrevivência, uma grande diminuição da quantidade da população. A estratégia seria a diminuição da taxa de natalidade e o aumento da taxa de mortalidade. Lembrando é claro das estratégias de redução populacional(ERP) que seriam formas de reduzir a quantidade populacional planetária.
São citadas quatro formas normalmente eficazes para a redução da população, denominados “cavaleiros do apocalipse”: I A conquista, II A guerra, III A fome e IV A peste.
Segundo o Grupo de Trabalho as pessoas que “deveriam morrer” se auto indicariam, elas mesmas fariam uma seleção, analisando a prioridade da vida, os pobres, é claro, teriam a prioridade à morte, uma vez que segundo a Grupo de Trabalho, eles são seres supérfluos, já que não são capazes de consumir, estariam eles então dificultando a economia.
Mais do que preservar a vida no planeta, a Grupo propõe a qualidade de vida para os que aqui estão. Para isso, alguns teriam que fazer sacrifícios, desde os industriais ao pequeno homem do campo.
Os meios para diminuir a população, ou no mínimo contê-la seriam métodos contraceptivos tanto para as mulheres como para os homens, esterilização e aborto, não necessariamente nesta ordem.
2. CONSIDERAÇÕES PESSOAIS
Não é difícil de concordar com a autora do ponto de vista de que o planeta e o capitalismo se continuarem neste caminho estarão arruinados, porém, não acredito que guerras e aniquilação de pessoas sejam as melhores formas de evitar as ruína do capitalismo. Sem dúvida nenhuma, cedo ou tarde, grandes guerras acontecerão, ainda mais com o incentivo