Basquete e educação física
Al Sd Neves, Mathias, Diego, Neugebauer, Gabriel.
O Basquetebol é jogado por duas equipes de cinco jogadores cada uma. O objetivo de cada equipe é o de jogar a bola dentro da cesta do adversário e evitar que a outra equipe se apodere dela ou faça pontos.
É um jogo de velocidade que exige precisão, antecipação e cálculo. Os atletas de basquete devem ocupar o espaço correto na quadra e ter bastante noção de antecipação das jogadas de seus adversários.
Benefícios de praticar basquete:
* Exercício cardiovascular que melhora o rendimento físico. * É um esporte acessível a todos, pode ser praticado ao ar livre, em praças, parques, escolas e clubes. * Se praticado com freqüência, gera rapidamente perda de gordura e ganho de massa muscular. * Gasto calórico de 500 a 800 Kcal/hora.
Principais grupamentos musculares trabalhados no basquete: * Quadríceps. * Glúteos. * Panturrilha. * Deltóide. * Tríceps. * Bíceps. * Rotadores internos de ombros. * Flexores de punho.
Riscos/cuidados do basquete: * Lesões nas extremidades, como tornozelos e ponta dos dedos, mas também nos joelhos, ombros e cotovelos. * Para quem não tem uma preparação adequada, há riscos de distensões musculares ou paradas cardíacas. * É necessário ingerir bastante água antes e durante as partidas, para repor a perda de líquido e evitar desidratação.
Materiais/vestimenta/equipamentos para o basquete: * Tornolezeira: é importante, pois mesmo que você esteja usando o melhor tênis, seus tornozelos não estarão protegidos. A tornozeleira também serve para deixar seus músculos aquecidos e relaxados. * Cotoveleira: é importante, porque o basquete é um jogo de muito contato. É um esporte jogado no alto, e os cotovelos entram em atrito com os outros jogadores o tempo todo. É uma proteção confortável e bem segura. * Tênis: é importante que seja específico para o jogo de basquete. O tênis de basquete