Planejamento empresarial
A GRI – Global Reporting Iniciative, é uma ampla rede independente composta por milhares de indivíduos e organizações distribuídos em mais de 30 países e com sede em Amsterdan - Holanda. No Brasil, a GRI conta com a parceria da UniEthos e do núcleo de estudos em sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, o GVces. A GRI é também um núcleo oficial de colaboração do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
São inúmeros os benefícios para as empresas que elaboram e divulgam seu relatório GRI. Para a gestão corporativa da empresa, o relatório pode representar o diagnóstico das principais fortalezas e debilidades no que tange o seu desempenho socioambiental, e assim, uma oportunidade de inovação e alta performance. Para a imagem pública da empresa, o relatório GRI é a oportunidade de transparência, melhoria da reputação e o aumento da fidelidade, motivação e compromisso de seus diferentes stakeholders (funcionários, colaboradores, fornecedores, acionistas e investidores). Apesar de não ser uma certificação e sim um processo voluntário e interno da empresa, os benefícios da elaboração e divulgação do relatório de sustentabilidade pela GRI são bastante parecidos.
A GRI desenvolveu a “Estrutura de Relatórios de Sustentabilidade” e as Diretrizes para a Elaboração de Relatório de Sustentabilidade”, que compõe o conjunto de documentos que formam a base para a elaboração do relatório de sustentabilidade de qualquer organização. Atualmente, a