basquete de cadeirantes
Efeito da prática regular de basquetebol em cadeira de rodas sobre variáveis respiratórias de lesados medulares
O trauma raquimedular, é definido como a lesão de estruturas medulares, resultando na interrupção da passagem de estímulos nervosos (sensitivos e motores) através da medula, podendo ser classificada como completa ou incompleta. Além disso, para a descrição desses pacientes, se faz o uso de termos que indicam o nível geral da lesão medular como tetraplegia ou paraplegia. Segundo Paolillo, indivíduos lesados medulares possuem além de distúrbios físicos e sensoriais, disfunções que envolvem o sistema cardiorrespiratório, as quais podem predispor a uma condição de fadiga precoce durante a realização de atividades motoras, resultando numa limitação da capacidade funcional. A lesão medular resulta em fraqueza muscular respiratória e em função pulmonar anormal, levando geralmente a redução dos volumes pulmonares e das pressões respiratórias máximas, as quais estão relacionadas com a perda funcional dos músculos. Entretanto, a prática regular de atividade física promove adaptações no sistema respiratório, sendo essas funcionais e dimensionais, resultando em aumento dos volumes pulmonares, aumento do consumo de oxigênio máximo, aumento da capacidade vital e diminuição do espaço morto do pulmão, além de aumento no número e tamanho dos alvéolos pulmonares.
Nutrição Devido à imobilização, o indivíduo após adquirir uma lesão medular, apresenta atrofia muscular e maior acúmulo de gordura, abaixo do nível da lesão. Estudos mostram o benefício da prática regular de atividade física para deficientes físicos, melhorando os níveis de deposição de gordura central e dos níveis glicêmicos e lipídicos. Logo, a avaliação nutricional tem importante papel na qualidade de vida desses indivíduos.
Física
Na física, dizemos que qualquer objeto que se move carrega um tipo de energia, que podemos chamar de energia de movimento. Se um