basket
IntroduçãoEste trabalho tem como principal objetivo apresentar duas possíveis perspetivas para o futuro do basquetebol, mas especificamente, daqui a 20 anos.
Vamos abordar dois possíveis futuros para o basquetebol, um deles na Europa e o outro nos pais onde é mais apreciado e praticado, os Estados Unidos da América.
Vamos também referir temas como, a forma de treinar, a forma de praticar, algumas regras, a performance física e condição psicológica dos jogadores, entre outros.
Iremos basear as nossas ideias nos nossos conhecimentos sobre a modalidade e ter em conta a evolução deste desporto ao longo dos tempos nestas duas diferentes culturas.
Perspetiva EuropeiaO basquetebol começou a ser praticado na Europa em 1893, através de uma demonstração do jogo por alguns soldados americanos que estavam de passagem por Paris. Apesar da rápida expansão do jogo a FIBA só foi fundada em 1932 e a partir daí de pouco a pouco foi impondo a sua identidade, organizando os primeiros campeonatos da Europa em 1935.
Na europa houve uma grande evolução do basquetebol em todos os níveis, primeiramente apareceu como meio para ocupar as pessoas nos seus tempos livres, trazendo a ideia de trabalho em série como na época da Revolução Industrial. Nesses tempos os treinadores eram pessoas que simpatizavam com a modalidade ou que já tinham sido praticantes, os treinos eram dados de forma e intensidades iguais a todas as pessoas, tal como nas fábricas.
Mais tarde começaram a formar-se as equipas propriamente ditas, com o aparecimento de vários campeonatos nacionais (Grécia, Espanha) e internacionais (Eurobasket, Euroliga). Neste tempo ainda se continuava com a ideia de treinos iguais para todos, quem pensasse de forma contrária era confrontado com a ideia de o basquetebol ser um