Basket
Este jogo foi inventado pelo professor canadiano de educação física James Naismith, em Dezembro de 1891. Naismith tencionava criar uma modalidade que os jovens pudessem praticar em recinto fechado (num ginásio) em tempo de Inverno.
Assim nasceu o basquetebol, cujas partidas, actualmente, têm uma duração de 40 minutos (quatro períodos de 10 minutos cada uma). A excepção a esta regra é a liga norte-americana da National Basketball Association (NBA), considerada a melhor do mundo, cujos jogos demoram 48 minutos (quatro períodos de 12 minutos). Convém destacar que existem várias regras diferentes entre a NBA e a Fédération Internationale de Basketball (FIBA), isto é, o organismo que rege este desporto à escala internacional.
As pontuações no universo do basquetebol têm valores diferentes. A mais usual é o duplo (vale dois pontos). Quando os jogadores lançam a bola fora da linha que se encontra a 6,25 metros do cesto (7,24 metros na NBA), vale três pontos (triplo). No entanto, se o jogador conseguir encestar através de um lance livre a que tenha tido direito depois de uma falta, neste caso, valerá apenas um ponto.
Os pontos resultam da conversão dos lançamentos. Cada cesto pode valer 1 ou 2 pontos. Ganha a equipa que somar mais pontos.
O O jogo inicia-se com bola ao ar no círculo central e apenas um jogador de cada equipa pode estar dentro do mesmo.
Nunca se devem pisar as linhas que limitam o campo.
Após cada cesto válido, cabe à equipa que o sofreu repor a bola em jogo atrás da linha de fundo.
A bola fora é reposta em jogo na linha mais próxima.
Depois de receber