Bases teoricas
Carla dos Santos Chaves
Fernanda Monteiro Brum
Francielly Munhoz Cândido
Gian Tadeu Fernandes Mendes
Jaqueline Dias Morais Aloisio
Juliana Nascimento de Souza
Míriam de Fátima Gomes
Sirleana Oliveira
LINHA DE PESQUISA
Gestão de RH: O perfil da profissão ou do profissional de Recursos Humanos nas Organizações Contemporâneas
SUBTEMA
Gestão de Pessoas: a Arte de Liderar nas Organizações Contemporâneas
3 BASES TEÓRICAS
3.1 Definindo Liderança
O primeiro passo para a realização desta pesquisa foi entender e assimilar o conceito de liderança. Para isto, buscou-se na literatura disponível a conceituação do termo. Vergara (2011, p.74) “define liderança como "a capacidade de exercer influência sobre indivíduos e grupos. É um papel integrador, muito necessário numa época até de organizações virtuais”. Para Dubrin (1951 apud WHITAKER, 2005, p.130) “liderança é o exercício da autoridade e da tomada de decisões.”
3.1.1 Tipos de Liderança
Para Vergara (2011, p.76) existem três tipos de liderança. A liderança autocrática, aquela que ilustra o célebre ditado - “manda quem pode, obedece quem tem juízo” -, a liderança democrática, aquela que busca a participação, e a liderança laissez-Faire, termo francês que designa aquela liderança conhecida na intimidade por “deixar rolar”. Para Vergara (2011), “a liderança está ligada a estímulos e incentivos que podem gerar motivação nas pessoas para que elas realizem a missão, a visão e os objetivos de uma empresa”. Nesse aspecto, é importante destacar o papel da motivação, por alguns fatores: “primeiro, porque envolve a mente das pessoas; segundo, porque, para uma liderança ser eficaz, ela precisa de pessoas motivadas.”
3.1.2 Aspectos Associados à Liderança
Além da associação entre liderança e motivação, feita por Vergara (1998, p.51), Gil (2001, p.71) associa a liderança à comunicação, ao afirmar que “a comunicação humana é