bases teorica vale
Cristina Gomes de Oliveira
Fabiane Araújo
Hugo Zzarlan
Jaine Barbosa de Carvalho
João Vitor Alves Francisco
Lívia de Almeida Esteves
Luiz Campinho
Paola Campos
Priscila de Souza Oliveira
Sheron Scarlet Rengel Santana
LINHA DE PESQUISA
Avaliação de Desempenho das Empresa baseada em indicadores Econômicos Financeiros
SUBTEMA
Análise da Evolução da Rentabilidade Econômica e financeira da Companhia Vale
1 INTRODUÇÃO
As medidas de avaliação de uma empresa podem se basear no modelo contábil ou no econômico. O modelo contábil é construído a partir do demonstrativo de resultado ou do balanço patrimonial da empresa, enquanto que ao modelo econômico só interessa a origem e o uso do capital da firma. O mercado é um espelho da percepção do investidor sobre o desempenho corrente e sobre suas expectativas no desempenho futuro da empresa. Investidores constroem suas expectativas em cima do crescimento estimado da empresa em termo do seu retorno. (fonte)
Os indicadores de valor de uma empresa podem ser obtidos através de seus valores contábeis, expressos no balanço patrimonial e nos demonstrativos de resultados divulgados pela empresa, ou obtidos através do conjunto formado por ajustes do balanço patrimonial (fonte).
Rappaport (1998) observou que as medidas contábeis falham em medir as mudanças no valor da empresa, pois não consideram o risco, a politica de dividendos e o valor do dinheiro no tempo.
O lucro contábil não indica diretamente se uma empresa e rentável na visão econômica de lucro residual, pois os custos deduzidos, como as despesas com juros, são pagas somente para uma fonte de capital da empresa, os terceiros, Rappaport (1998).
Contudo podemos ver também que o mercado avalia as decisões gerenciais baseadas no seu impacto no fluxo de caixa esperado de longo prazo, e não no impacto do lucro a curto prazo, o mercado não se atém somente ao presente, mas também no lucro futuros.
Para Stewart(1990).
O que