Trabalho estágio
Educação Básica em (Re)Vista
Quando e Como Escrever; a Estrutura e a Linguagem e Onde publicar.
Profª. MSc. Laura Seligman
Um artigo científico é sempre fruto de pesquisa, nunca apenas meras observações que vêm da opinião de uma pessoa. Exige: método, coleta de dados, análise, objetivos, perguntas, um resultado. A pesquisa é “uma atividade que visa à produção de conhecimentos, possibilitando inúmeras aprendizagens: aprende-se a ordenar as próprias idéias, a olhar e pensar a realidade cientificamente, a buscar e utilizar para os próprios objetivos de investigação a informação teórica e factual disponível”.(FERRI, LEAL e HOSTINS, 2004)
Hoje em dia, o mais importante não é definir o tipo de pesquisa, mas escolher e descrever seus procedimentos: Pesquisa bibliográfica; Pesquisa documental; Pesquisa experimental; Levantamento; Estudo de campo; Estudo de caso; Pesquisa ação; Pesquisa participante.
Passos importantes:
1. Escolha o tema ao considerar: seu interesse pelo assunto; acesso a fontes bibliográficas; relevância social da pesquisa; sua experiência neste campo. Delimitar bem o tema. Deve ser bem focado.
2. Formule um problema de pesquisa: é quando o tema vira um objeto científico, um questionamento que deverá ser respondido por seu trabalho. Formule como pergunta sem termos vagos ou imprecisões.
3. Revisões bibliográficas.
4. Revisões teóricas.
5. Coleta de dados com aplicação de testes, questionários ou observações, etc.
6. Análise dos dados.
7. Escritura do relatório (artigo). Após a pesquisa feita...
O artigo é um relatório que informa quais os objetivos da pesquisa, como ela foi feita (métodos, procedimentos) e quais os resultados alcançados. Para tanto, ele obedece a algumas exigências.
Elementos pré-textuais
Capa – Nome da instituição e do autor da pesquisa centralizados no alto. No centro, título em maiúsculas e se houver subtítulo, em minúsculas. Ao