Gestalt
CURSO BACHARELADO EM PSICOLOGIA
AMANDA BARROS
ELIANY RIBEIRO
HENRIQUE SANTOS
LUANA MALCHER
RENATA CRISTINA
GESTALT – A PSICOLOGIA DA FORMA
SANTARÉM – PARÁ
MAIO/2012
AMANDA BARROS
ELIANY RIBEIRO
HENRIQUE SANTOS
LUANA MALCHER
RENATA CRISTINA
GESTALT – A PSICOLOGIA DA FORMA
Projeto apresentado ao Instituto
Esperança de Ensino Superior -
IESPES como requisito para a obtenção de nota parcial na disciplina de Filosofia e Ética ministrada pela professora Viviane Echer.
SANTARÉM – PARÁ
MAIO/2012
INTRODUÇÃO
A Gestalt é um termo alemão de difícil tradução. O que mais se aproxima de sua compreensão seria forma ou configuração. Surgiu em 1523 de uma tradução da Bíblia, significando "o que é colocado diante dos olhos, exposto aos olhares". Ela se destacou mais no ramo das artes onde pode colocar evidenciada todos os seus conceitos. A percepção ou como o individuo percebe determina o comportamento humano. A boa forma também conduz ao processo do equilíbrio da interpretação do que é visto pelo homem e a realidade concreta. O campo psicológico que é a intenção ótica de dar sentido as formas do que é visto, como: a proximidade, a semelhança e o fechamento. O insight sendo a relação do todo pela parte. Por fim a influencia de Kurt Lewin em que “campo” é definido como a totalidade de coexistência de factos que são concebidos como mutuamente interdependentes.
GESTALT
A palavra Gestalt tem origem alemã e surgiu em 1523 de uma tradução da Bíblia, significando "o que é colocado diante dos olhos, exposto aos olhares". O termo é intraduzível para nossa língua, com um sentido aproximado de figura, forma, aparência.
Ela teve como antecessores o físico Ernst Mach (1838-1916) e o filósofo e psicólogo Christian von Ehrenfels (1859-1932). Eles desenvolveram uma psicofísica com estudos sobre a sensação de espaço-tempo e tempo-forma.
Seus posteriores contribuintes