Bases Gen Ticas Do Desenvolvimento Humano
O desenvolvimento humano está atrelado em uma continua evolução, que iremos caminhar ao longo de nossas vidas. Mostra-se a respeito que nem sempre evoluímos em linha reta e se desenvolvemos de forma em que mostra que passamos a vivenciar alguns campos da existência, Exemplo: afetivo, cognitivo, social e motor.
Os seres humanos agem de forma direta influenciando o desenvolvimento no contexto cultural, trabalhando diversas transformações e evoluções na vida enquanto bebê e idoso. Tendo como ícone Piaget, o desenvolvimento é construído a partir de uma interação entre o desenvolvimento biológico e as aquisições da criança. A perspectiva piagetiana é considerada a mais madura no sentido que o desenvolvimento das funções biológicas é o desenvolvimento base para os avanços na aprendizagem.
Em Vygotsky, ao contrário de Piaget, o desenvolvimento principalmente o mental, depende da aprendizagem na medida em que se dá por processos de gravações de conceitos, que são promovidos pela aprendizagem social, principalmente aquela planejada no meio escolar. Temos portanto uma interação entre desenvolvimento e aprendizagem, que se dá da seguinte maneira: em um contexto cultural, ele se desenvolve movido por mecanismos de aprendizagem provocados por mediadores.
A inicialização social do desenvolvimento pode ser identificada através da forma de mecanismos pelos quais o plano principal permite elevar as formas de ação individual. Dessa forma, o conhecimento do sujeito não é dado do externo para o interno, suas ações não são traçadas pelo lado de fora e nem o seu conhecimento é cópia viva do objeto, cada indivíduo aprende a ser um homem, o que a natureza lhe dá quando nasce não basta para viver em sociedade. A educação é, fundamentalmente, um ato carregado de características que na realidade não existe transformando-se apenas em estética, ainda se vê que o educando construa sua existência ordenadamente, isto é, vivendo em harmonia nas