Bases filosóficas da psicologia
Bases filosóficas da psicologia
Prof.
Introdução : Para que Filosofia?
Perguntas e respostas.
01 Que quer dizer a palavra Critica?
Questionamento com capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente.Exame racional de todas as coisas sem preconceito e sem pré-julgamento. Atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou científica. A aplicação de seus conhecimentos com fins comparativos. Exemplo : tendo o conhecimento do barulho, voce passa a questionar a necessidade do silencio.
02 Quando passamos da atitude costumeira à atitude filosófica?
Quando reconhecemos que não sabemos o que julgávamos saber. Quando as respostas não são suficientes para nossos questionamentos sobre o assunto em questão e começamos a procurar respostas mais profundas e então nossa crença, aquilo em que acreditávamos, se transforma em indagações.
03 Que significa dizer que a filosofia se volta preferencialmente para os momentos de crise ou críticos?
Significa que foi observado que principalmente nas crises e nas criticas o individuo costuma assumir um posicionamento mais filosófico. E que no instante em que a realidade natural, a realidade histórico-social se torna espantosa, enigmática,e quando as opiniões estabelecidas já não podem nos satisfazer é que se manifesta mais claramente a exigência de fundamentação das ideias, dos discursos e das práticas.Ou quando os sistemas diversos se envolvem em contradições internas e buscam transformações.
04 Por que se pergunta “Para que filosofia”?
Porque nem todas as pessoas desenvolvem o hábito de questionar, criticar e portanto, não tem o costume de filosofar. Sendo assim, não reconhece o valor do desenvolvimento dos pensamentos filosóficos. O desenvolvimento filosófico nos dá a oportunidade de não aceitarmos as coisas de imediato, sem antes questionarmos, debatermos, exigindo provas e justificativas