BASES FILOSÓFICAS DA PSICOLOGIA
Somos pessoas com a mesma capacidade, obter respostas às perguntas que não são feitas normalmente provoca a descoberta, consiste de ver o que todo mundo viu, mas pensar o que ninguém pensou seguindo a lógica, o questionamento, o principio da razão em um diálogo de possibilidades até chegar a uma resposta que satisfaça a logica da razão.
QUESTÃO 2 – O que moveu alguns gregos á Filosofia?
O saber mítico sede ao pensamento racional, aos poucos a buscas por respostas antes atribuídas a intervenções divinas como responsáveis por causa e efeito. As perguntas passam a ser refeitas e aos poucos respondidas através de um pensamento organizado na razão, rompendo com os conhecimentos do passado e com evidências inquestionáveis ou bem mais prováveis de serem comprovadas. Se considerarmos filosofia a atividade racional voltada à discussão e à explicação das coisas que estão na nossa volta, a evolução da época, a instituição da moeda, do calendário e da escrita alfabética, o intenso contato com outras culturas, esses acontecimentos propiciaram o processo de evolução do pensamento e novas respostas.
QUESTÃO 3 – Que significa afirmar que a razão e o pensamento operam obedecendo a leis, princípios e regras universais?
Razão e pensamento são atitudes resultantes da mente de uma pessoa, e o fato que provoca essas atitudes, não surge de dentro de um ser, mas das coisas que ele aprende na vida, que estão impostas dentro das leis, princípios e regras universais.
Portanto, a razão e o pensamento se vêem obrigadas a obedecerem as regras impostas pelo mundo, pois a capacidade de se obter razão e pensamento depende e resulta do que vivemos e aprendemos no mundo.
QUESTÃO 4 – Qual a diferença entre o acaso na natureza e o possível nas ações humanas?
As