BASES FILOSOFICAS NA HISTORIA DA PSICOLOGIA
Para Duane e Sydeny (2005, p. 40) ”Materialismo é a doutrina que assegurava a descrição dos fatos do universo em termos físicos e da sua explicação por meio das propriedades da matéria e da energia”. Os materialistas acreditavam que poderiam compreender a consciência humana a partir das propriedades da física e da química e realizavam o trabalho com os processos mentais principalmente nas estruturas anatômicas e filosóficas do cérebro.
2. MECANICISMO
Segundo Duane e Sydeny (2005, p. 25) ”Mecanicismo é a doutrina para a qual os processos naturais são determinados mecanicamente e explicados pelas leis da física e da química.” E sobre a influência do mecanicismo para os estudos da natureza comentam:
Desse modo, os relógios e os robôs abriram caminho para a noção de que o funcionamento e o comportamento humano obedeciam às leis mecânicas e os métodos experimentais e qualitativos, tão eficazes na descoberta dos segredos do universo físico, seriam igualmente aplicáveis ao estudo da natureza humana.
Os princípios utilizados nas maquinas, figuras e relógios mecânicos eram aperfeiçoados para o uso na ciência, na indústria e no lazer exerceram grandes influencia na nova psicologia, para os filósofo ser humano funciona como o mecanismo de um relógio.
Duane e Sydeny (2005, p.33) “Rene Descartes simbolizou a transição cientifica para a era moderna e aplicou a noção do mecanicismo do relógio ao corpo humano. Por esse motivo, muitos afirmavam ter ele inaugurado a era da psicologia moderna”. A partir do trabalho de Descartes foi possível compreender a ideia do mecanicismo aplicada ao corpo humano, que os movimentos físicos provoca uma impressão que produz a sensação,ou a mente cria a impressão resultando no movimento corporal.
3. DETERMINISMO
Determinismo acredita que ações são determinadas por eventos do passado, comparado com o mecanicismo do relógio que é possível prever as mudanças que ocorrem na sua operação e também