Bases biologicas
2)são 4 fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Prófase: Na prófase os cromossomos tornam-se mais espiralados, encurtando-se, aumentando o diâmetro e individualizando-se. Em preparações fixadas e coradas o cromossomo parece ser sólido e oval ou assemelha-se a um bastão. As cromátides já podem ser observadas no final da prófase. Elas mantêm-se unidas pelo centrômero, o qual se liga às fibras do fuso cromático. A membrana nuclear desaparece e os centríolos migram para os pólos.
Metáfase: Há formação da placa equatorial, ou seja os cromossomos se dispõe na posição mediana da célula, possibilitando a distribuição equitativa da informação genética. Os cromossomos estão bem individualizados e fortemente condensados. Essa fase é adequada para se fazer contagem de cromossomos e verificação de alterações estruturais grosseiras. As linhas do fuso surgem em forma de linhas centrais (ou contínuas) ou de linhas cromossomais.
Anáfase: Ocorre a separação das cromátides que se dá inicialmente pelo centrômero e posteriormente ao longo de todo cromossomo. Cada unidade tem seu próprio centrômero. Esta é a fase mais adequada para visualizar a posição do centrômero .
Telófase: A membrana nuclear é reconstituída em torno de cada núcleo-filho e os nucléolos reaparecem. A citocinese ocorre.
3)A divisão prosseguiria normalmente, já que o material genético já foi duplicado na intérfase.
4) Cromátides irmãs é quando se duplicam, na fase de divisão celular. São geneticamente iguais. Ocorre separação das cromátides irmãs nos processos chamados Meiose e Mitose, gerando células geneticamente iguais.
5) Cromossomos homólogos são cromossomos iguais entre sique juntos formam um par. Os cromossomas nesse par são também designado por bivalentes. Esses pares só existem nas células somáticas das espécies diplóide. São cromossomos de origem paterna e materna que apresentam genes