Base de Prova
RELATÓRIO 1
BASE DE PROVA E PLANO DE ORIENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
As bases de prova e planos de orientação permitem ao profissional registrar e reestabelecer as características biotipológicas que determinam a estética e as relações intermaxilares do paciente, e promovem um meio eficiente para a transferência desses registros para o articulador.
Sendo os planos de cera ajustados, relacionados na boca e transferidos para o articulador , serão a base para orientar todos os passos para a confecção das próteses .
As bases de prova são confeccionadas com Resina acrílica quimicamente ativada sobre os modelos obtidos das próteses funcionais e deverão ser rígidas , estáveis , retentivas e bem adaptadas ao rebordo residual para que possam ser precisos os registros das características do paciente , para que as relações maxilo-mandibulares, oclusais e estéticas sejam fieis para a confecção da prótese futura. Elas devem promover uma adaptação da área de suporte idêntica à da futura prótese .
Os planos de orientação são confeccionados em cera 7 e colocados sobre a base de prova . Possibilitam dar forma e largura vestíbulo-lingual aos arcos dentários , bem como restabelecer a curva de compensação antero-posterior.
São ajustados tomando como referência para a região anterior a linha bipupilar e , a distância canino a canino , linha media e linha alta do sorriso o sulco nasolabial e o filtro bucal. Para a região posterior são usados o plano de camper e o corredor bucal . Permitem ainda, por métodos fisiológicos a demarcação da DVO e RC e posteriormente a fixação dos dentes e ajustes oclusais necessários.
Todas essas referências tem como objetivo promover o reestabelecimento da estética , a harmonia e a plenitude facial , bem como a função do sistema estomatognatico.
OBJETIVO
Os planos de cera ajustados e relacionados na boca irão orientar todos os passos para a confecção das próteses.
As bases