base de dados
Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique
CURSO: Eng. Informática
DISCIPLINA: Base de Dados I
Trabalho Prático
Acompanhamento Físico
Uma equipa desportiva (qualquer desporto) é composta por diversos atletas. Para cada atleta é necessário registar os seus dados de identificação, data de ingresso na equipa e eventual data de saída da equipa. Quanto aos dados atléticos, como altura, peso, percentual de gordura, capacidade pulmonar, impulsão estática, impulsão em movimento, é necessário manter um histórico dos registos. Para cada registo, é necessário manter a data de aquisição e o profissional/clínica responsável pela sua obtenção. A data de aquisição não é, necessariamente, a data de inclusão do dado no sistema.
Os dados atléticos de interesse variam de acordo com a modalidade, devendo ser registados pelo usuário aqueles que são do interesse da equipa. Para cada dado, deve-se saber o valor mínimo, máximo e unidade de medida.
Um programa de exercícios físicos deve ser definido por um dos preparadores físicos da equipa. Neste programa consta o nome do exercício, número de repetições, carga utilizada e freqüência de execução
(diária, a cada dois dias, semanal, ... ). Um programa é individualizado para cada atleta, e acompanha um parecer descritivo do responsável, explicando os objectivos e motivação do programa. Comumente, um novo programa pode ser estabelecido, com modificações em relação ao anterior, visando um melhor ajuste ao desempenho do atleta. É necessário manter um histórico destes programas.
Os exercícios devem ser previamente cadastrados, registando o seu nome, grupo de músculos trabalhado, local de realização, número mínimo e máximo de repetições, carga mínima e máxima, além de outras recomendações específicas.
Outras informações importantes são as referentes às lesões sofridas pelo atleta. Para cada lesão, é necessário informar o nome, uma descrição, data do acontecimento, data de diagnóstico, prazo de