base aps
É também responsável pela disseminação da cultura organizacional, tendo conhecimento de todos os processos internos, e os mecanismos de funcionamento dos elementos que compõem a empresa.
Na Gestão de Pessoas de uma organização são tratados:
Análise e descrição de cargos;
Planejamento e administração de cargos e salários;
Recrutamento, seleção e admissão;
Orientação e integração de novos colaboradores;
Criação de incentivos e benefícios;
Avaliação de desempenho;
Comunicação aos colaboradores;
Treinamento e desenvolvimento;
A Gestão de Pessoas é peça fundamental para alcançar os objetivos que uma empresa almeja.
O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.
A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. Muitas vezes, a gestão de pessoas é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais. Em uma empresa, a gestão de pessoas deve ser feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança.
O setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais, e tem o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição e do próprio profissional.
Gestão de Pessoas por Idalberto Chiavenato
A gestão de pessoas, assim como recursos humanos,