multiculturalismo
Já o Multiculturalismo descreve a existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou país, sem que uma delas predomine. No Brasil é a mistura de culturas e miscigenação dos credos ocorridos no Brasil desde os tempos da colonização.
O Brasil incorpora em seu território culturas de toda a parte do mundo, desde o início da imigração que começou em 1530. Desta forma, a sociedade brasileira resultou na mistura de etnias: negra, branca e índia, cada uma com seus costumes, seus valores e seu modo de vida. Desta mistura surgiu o indivíduo que não é branco, índio, nem negro, mas é simplesmente brasileiro, e que tem como característica marcante as diversas culturas.
As diferenças são características de cada indivíduo e que como habitantes de uma sociedade temos que enfrenta-las e aprender a conviver de maneira harmônica como nos ensina o multiculturalismo, sem esquecer que quando o meu direito termina é onde começa o do outro.
A escola que ensina a todos
Flexibilizar o espaço, o tempo, os recursos e o conteúdo é o caminho para a aprendizagem.
Por muito tempo, vigoravam no Brasil políticas que segregavam os que tinham necessidades especiais ou condicionavam a participação deles em classes convencionais à capacidade de "acompanhar os alunos ditos normais", como cita a Política Nacional de Educação Especial de 1994. A ideia de que a escola precisava se adaptar às necessidades das crianças ficou clara somente com a Política Nacional de Educação Especial na