Barão de Mauá
Professor – GIVALDO GUILHERME
FILME – BARÃO DE MAUÁ – O IMPERADOR E O REI - 1999
RESUMO DO FILME
O filme se inicia no ano de 1819, no Rio Grande do Sul, onde o pequeno Irineu Evangelista de Souza, morava com sua mãe e seus irmãos em uma fazenda, na cidade de Arroio Grande, o garoto, logo pela manhã, retirando leite das vagas, percebe que se aproxima uma caravana, e com ela, o corpo de seu pai, morto em uma emboscada.
Frente a este tormento em sua vida, sua mãe o envia com seu tio para o Rio de Janeiro, onde começa a trabalhar com um comerciante, Sr. Pereira, um português, que era credor de muitos senhores de engenho na época do Brasil imperial. Neste mesmo período, trabalhando juntamente com os escravos pertencentes ao Sr. Pereira, conhece aquele que teria como amigo até o fim de sua vida, um negro chamado Valentim, o qual tinha como obrigação colocar e retirar uma máscara de ferro, pois era um negro considerado preguiçoso e beberrão, e este era um dos castigos que seus senhores proporcionavam aos escravos considerados problemáticos. Anos mais tarde, Irineu comprou a liberdade de Valentim, trabalharam juntos por muitos anos, até o escravo falecer vítima de Tuberculose.
Por se mostrar um jovem pró-ativo e esperto, o Sr. Pereira, decidiu promover Irineu a Guarda-livros em sua loja de tecidos, o que despertou nele uma grande facilidade em cálculos matemáticos e conhecimentos sobre lavraturas fiscais. Com isso, o Sr. Pereira atravessava um momento financeiro muito difícil e Irineu se dispõe a ajudá-lo, pressionando seus devedores para que honrem seus compromissos devidos, além disso, renegocia as dívidas do Sr Pereira com seu principal credor, o dono de uma empresa de Importação e Exportação, um inglês chamado Richard Carruther.
O Sr. Carruther, vendo a altivez profissional do já jovem Irineu, o convida para trabalhar em sua empresa, e logo o incentiva ao estudo da língua inglesa, e o inclui na maçonaria, fatos que se