Barroco e Rococo
A arte barroca teve início em Roma no ano 1600 d.C. e durou até 1750. O Barroco marcou a história da Arte, tendo sido o estilo mais esplendoroso, imponente e ornamentado de todos os tempos. Com a introdução do Barroco, a Arte, que era racional durante o Renascimento, passou a ter mais emoção e dinamismo.
Um elemento comum da arte Barroca foi o domínio da luz que era usado para efetuar fortes contrastes de luz e sombra, efeitos dramáticos, impactos emocionais e sensibilidades nas pinturas.
Na Itália, a religião influenciou vários aspectos da arte Barroca, devido ao fato que a Igreja Católica financiava catedrais. A Igreja italiana esperava voltar a atrair fiéis com gloriosas obras de arquitetura. Na França, reis construíam palácios magníficos para mostrar o poder e a glória da Monarquia. No norte da Europa, nos países onde o Protestantismo era a principal religião, imagens religiosas eram proibidas. Temas frequentes em quadros eram retratos, natureza-morta e paisagens.
O estilo Barroco se espalhou por toda Europa e pelas colônias espanholas e portuguesas das Américas, incluindo o Brasil.
Barroco Italiano - Caravaggio
O Barroco teve início em Roma. O artista Caravaggio (1571-1610) se tornou um símbolo do Barroco italiano.
Caravaggio - Bacchus
A arte de Caravaggio foi influenciada por Michelangelo. As pinturas religiosas de Caravaggio eram de santos que pareciam ser pessoas comuns e de milagres que pareciam ser eventos do cotidiano. Por esse motivo, muitas igrejas e pessoas que encomendaram altares de Caravaggio se recusaram a aceitar o seu estilo.
O rococó tem como principais características:
Cores claras;
Tons pastel e douramento;
Representação da vida profana da aristocracia;
Representação de Alegorias;
Estilo decorativo;
Possui leveza na estrutura das construções;
Unificação do espaço interno, com maior graça e intimidade;
Texturas suaves;